A ALVORADA – Uma análise da Vanguarda

ALVORADA_HEADER

Olá Guardiões.

A Alvorada chegou em Destiny. Um novo evento, com coisas não tão novas, pra dar um fôlego maior ao jogo nesse final de ano. A Bungie investiu um pouco mais do que no ano passado para tentar revigorar o ânimo dos jogadores que já andava baixo. E na minha opinião tivemos mais acertos do que erros nessa atualização de Destiny.


Tamanho e Valor

A Bungie, assim como a SRL do ano passado, não cobrou nada por essa atualização. Mas existe a condição de que você precisa possuir a última expansão, a Ascensão do Ferro, pra poder aproveitar o conteúdo. Mesmo assim, quem tem até o Rei dos Possuídos vai poder aproveitar a SRL nas partidas privadas quando o evento acabar, mas não por inteiro. Eu explicarei mais pra frente.

Achei o formato do evento bem interessante e o tamanho razoável. A atualização foi de cerca de 1.9~2.1GB e foi bem superior a outros eventos sazonais de Destiny.


O que a Alvorada trouxe?

A Bungie fez diferente com essa atualização. Na minha opinião, está sendo o melhor evento de Destiny desde seu lançamento. Espero sinceramente que a Bungie aprenda com seus erros e valorize seus acertos, seja com as expansões ou com eventos.

Ela investiu tanto no PvE quanto no PvP pra tentar agradar a todos os gostos. E, para minha surpresa, ela colocou dentro do jogo uma animação em CGI com o Fantasma explicando sobre a Alvorada. Pra quem ainda não viu, basta clicar no ícone da Alvorada que está no Navegador ao lado da Torre. Vamos falar sobre cada coisa nova que a Alvorada trouxe:

No PvE, a Bungie fez o velho macete de incluir assaltos antigos recauchutados, ou seja, eles já estavam no jogo e apenas receberam uma história e roupagem novas. Mas aqui eu gostaria de enaltecer uma coisa. A Bungie criou novos diálogos de abertura para esses assaltos e tambem durante os mesmos e ficaram muito bons, de verdade. Vamos falar sobre eles:

A Vontade de CrotaOmnigul está de volta após ter sua morte desfeita pela Colmeia. Isso pode parecer forçado para muitos, mas condiz com a história da Colmeia e suas constantes tentativas de enganar a morte. O Livro do Desalento ilustra bem isso, especificamente quando as irmãs de Crota estão experimentando algo nesse sentido. O Assalto, em sua estrutura, está igual e não tem nenhuma alteração no caminho percorrido. Os inimigos mudaram em algumas partes, com Demônios Simbiontes como oponentes.

No combate com Omnigul foram feitas algumas mudanças interessantes. O combate ocorre na sala dela, que tem suas portas fechadas ao entrarmos, ou seja: não temos mais como ir para aquela área segura do lado de fora. Após ela sofrer uma certa quantidade de dano, ela some e invoca uma horda de inimigos, incluindo Ogros! Ela reaparece quando você destrói a horda e o ciclo se repete até a morte dela.

Taniks Aperfeiçoado: Os Simbiontes usaram SIVA para ressuscitar Taniks e adicionar sua nave a seu exército. Aqui temos uma inconsistência, pois foi dito que a SIVA precisa de uma mente para controlá-la. Só se Taniks virou uma marionete, já que ele foi morto por nós e ainda assim faz muito tempo que ele foi destruído. Mas mesmo assim, achei a explicação bem furada, de que ele era mais máquina que Decaído de tantos implantes que ele já possuía. Então tá. Vamos lá, como o assalto agora é Taniks Aperfeiçoado, temos os Demônios Simbiontes como oponentes durante o percurso, alguns vassalos da Colmeia também.

No Ketch de Taniks, o Andarilho agora é Aperfeiçoado, mas nada que altere a dificuldade. Já o combate com Taniks sofreu algumas mudanças interessantes. Ele não mais se restringe a plataforma central e o canto da sala (quando ficava com pouca vida). Quando ele perde uma certa quantidade de vida, ele teleporta pra qualquer parte da sala, que agora é fechada quando entramos, e recebe um escudo que o deixa invulnerável. Mas não pense que ele teleporta e fica lá parado atirando. Ele fica te perseguindo pela sala. Para quebrar o escudo dele, você precisa destruir todos os nódulos de SIVA que aparecem toda vez que ele recebe a invulnerabilidade. Ao fazer isso, uma mensagem aparece no canto da tela e Taniks volta a receber dano.

O Nexo: Os Vex estão usando tecnologia da Câmara de Cristal para aprimorar a Mente do Nexo que está de volta. Bom, como se trata dos Vex, dá pra ignorar que nós destruímos o Nexo e que até impedimos que os Vex reparassem a sua destruição na Câmara do Eco. São viajantes do tempo, então não dá pra discutir muito aqui, mas achei furada novamente. E o único assalto que ainda não tinha sido atualizado agora se une aos outros.

O Nexo voltou e foi o que mais recebeu alterações dos três que receberam atualizações. Agora o Nexo tem duas versões, tal qual o Sacerdote Arconte no Caminho Invernal: Normal e Possuído. Durante o Assalto você percebe algumas mudanças, como usar uma carga de arco pra ativar uma plataforma, ter que ficar nessa plataforma pra abrir uma passagem, bem semelhante a entrada da Câmara de Cristal.

Já no combate contra Sekrion, a Mente do Nexo, ambas as versões dele receberam as mecânicas do Templário, só que em separado. A versão normal de Sekrion possui seu padrão de ataque normal e recebeu a mecânica da Marca da Negação + Alvo do Vácuo: Ele marca você com um ataque semelhante a Marca da Negação, só que você fica com a cegueira do Alvo do Vácuo, que a tela ia ficando escura até você não enxergar quase nada (purifica! purifica!). Para voltar a enxergar, você precisa pisar nas poças de Luz que aparecerão pela sala. Já a versão Possuída da Mente do Nexo herdou a barreira de defesa do Templário, que é indestrutível contra ataques comuns. Mas a Égide aparece pra você utilizá-la da mesma forma que na Câmara de Cristal. Destrua a barreira com um tiro da Égide e a Mente pode ser atingida normalmente.

Só não vi lógica na Égide aparecer nesse assalto, já que ela foi criada por Kabr como uma “ferida” na Câmara pra que a Luz pudesse entrar através dela. Aí os Vex atualizam a Mente do Nexo e trazem com isso uma forma de derrotá-los também? Meio sem lógica. Mas se quisermos pensar numa teoria, temos algumas: a) Kabr introduziu a Égide na rede Vex e eles não conseguem removê-la, é como um vírus que infectou a rede e os Vex acabaram trazendo sem querer; b) Os Vex seguem um padrão, pra eles pode ser que a Égide agora faça parte do padrão e por isso não foi descartada; c) a Bungie tá pouco se lixando pra história e colocou a Égide ali por que quis, sem nenhuma preocupação com explicar isso. Estou começando a acreditar que foi a letra “c”…

Os Assaltos agora possuem pontuação e medalhas (Heroico e Anoitecer) que contam para alguns contratos novos que falarei em seguida. Essa adição vai permanecer mesmo após o fim do evento junto com a SRL (em partidas privadas).

No geral, ignorando o que diz respeito a impacto na história, eu me diverti muito com o retorno desses assaltos. As mudanças deixaram as coisas mais dinâmicas e nos tiram um pouco de nossa zona de conforto. Os assaltos de Taniks e de Omnigul, dependendo da combinação de modificadores, podem vir a ser uma dor de cabeça grande pra nós. Mas sempre damos um jeito,  não é?

Já no PvP, tivemos a volta da SRL – Corrida de Pardais. Esse ano a corrida recebeu duas novas pistas: Precipício de Hakoon na Terra e Areias Reluzentes em Mercúrio, essa última com um visual incrível. Novos pardais, novas buzinas, novos equipamentos e novos obstáculos de arrancar os cabelos (sim empilhadeira, você mesma!) fazem do retorno da SRL algo positivo.


Novas Jornadas, Novos Contratos, Novos Itens

Contratos: Temos agora mais contratos pra cumprir diária e semanalmente. Bom para subir suas facções e ganhar mais equipamentos e itens. Vamos as mudanças:

  • Zavala agora trará Contratos de Elite da Vanguarda semanalmente. Esses contratos necessitam ser feitos em Assaltos Heroicos ou no Anoitecer, pois pedem medalhas ou um pontuação específica. Um desses contratos, mais especificamente o que possui um condicional que tem que ser feito no Anoitecer, é o que te dá a chance de ganhar a Quebra-Gelo do Ano Três ao completá-lo. Você também ganha itens lendários, inclusive o novo set de classe que falarei mais pra frente.
  • O Robô dos Contratos agora trás seis Contratos de Elite da Vanguarda diariamente. Assim como os do Zavala, você precisa estar num Assalto Heroico ou no Anoitecer para completá-los.
  • Petra Venj, no Arrecife, agora trás seis Contratos da Fúria da Rainha diariamente. Ficou mais fácil de subir o nível dessa facção e conseguir o set da Rainha e ter uma chance maior de ganhar a nave também.

Itens: Novos itens foram incorporados com a alvorada e velhos itens sofreram algumas mudanças.

  • Temos agora o “Tesouro da Alvorada” que pode conceder uma peça de um dos dois novos novos sets de classe que vem nessa caixa. Você pode adquiri-los da seguinte maneira: Um no primeiro Assalto Heroico da semana (por conta), um por cada personagem que alcançar o nível 5 na SRL e comprando na Eververso.
    Outros itens que podem vir são ornamentos novos de armas exóticas, consumíveis do evento que atuam como máscaras, pardais, Cromas e Buzinas. Na imagem acima, o primeiro e o segundo grupo são de itens garantidos ou seja, um desses vinte e três itens SEMPRE vai vir. O terceiro e o quarto grupo são de itens possíveis ou seja, além do item garantido, alguns desses itens podem vir ao abrir a caixa.
  • Esporos Vermiculares agora podem ser comprados no Vendedor da Vanguarda (o robô que fica no hangar).
  • Ornamentos para os trajes de corrida da SRL foram adicionados ao jogo. Você pode ganhá-los como recompensa pós partida.
  • Um novo item de classe foi introduzido como item exclusivo de Assaltos: A Marca do Nexo Desfeito, item de Classe para Titãs, no baú do assalto “O Nexo”, em Vênus.
  • Tivemos o retorno da Quebra Gelo, atualizada para o Ano Três, e a adição de duas novas metralhadoras exóticas que nada mais são do que versões da Senhor do Trovão com outros elementos.
  • Como mencionei acima, temos três novos sets para cada Classe: Um ganho nos contratos do Zavala e os outros dois na caixa de Tesouros da Alvorada. Há ainda o set da SRL que agora pode ser infundido.

Novas Jornadas: Temos novas jornadas no jogo. Para introduzir os novos Assaltos, pegamos uma com o Comandante Zavala. Para nos ambientarmos na Alvorada, pegos outra com a Eva Levante e também temos a jornada da SRL para pegar as licenças da corrida. Além dessas, temos mais duas jornadas: uma para a Metralhadora Exótica Solar Abadom e outra para a também Metralhadora Exótica, só que de Vácuo, Nova Mortis, que são armas que foram achadas na database ainda no Rei dos Possuídos. Ainda não se sabe se temos jornadas ocultas que ainda não foram descobertas, como algo que se inicie numa missão diária heroica por exemplo. Mas, pra não dizer que não tivemos nada escondido, tinha uma caixa de presente escondida na Torre que fez uma galera sair numa pequena caça a um Fantasma num mapa de PvP.

Eu sinceramente esperava que a Quebra Gelo viesse de uma jornada bacana. Colocar ela pra vir como prêmio aleatório de Contrato não foi a melhor escolha, na minha opinião.


Balanceamento de Armas

Como todos sabem, não tivemos um balanceamento de armas na Alvorada. Mas a Bungie falou sobre isso, de um forma bem discreta, em seu fórum. Vejam o que eles disseram:

“Olá a Todos! Nós gostaríamos de aproveitar esse tempo pra avisá-los que, mesmo não não incluindo um patch de balanceamento na Alvorada, nós estamos ouvindo o retorno de vocês. Nós apreciamos todos aqueles que sempre voltam pro Destiny, e respeitamos as coisas que vocês tem a dizer sobre o que estão vendo e sentindo enquanto jogam.

Enquanto nós entramos em guerra em nosso laboratórios de testes, estamos levando muitas coisas em consideração: dados dos jogadores, o retorno de vocês e suas próprias experiências de jogo. Nós ouvimos as conversas sobre o domínio das Escopetas, e sentimos isso na pele (Sim, estamos te vendo Matador 64), mas sentimos fortemente que nosso objetivo não deve ser nerfá-las demais. Em vez disso, nós estamos buscando soluções que possam trazer as Escopetas a um melhor estado de equilíbrio com o resto das armas no jogo. Fazendo isso, nós ainda queremos que as Escopetas sejam efetivas e divertidas de usar. Nós poderíamos rápida e facilmente quebrar as Escopetas e encerrar por aqui, mas é importante para nós que exploremos mudanças positivas que possam fazer Destiny melhor pra todo mundo.

Obrigado por jogar e ser tão apaixonado por Destiny. Nós todos desejamos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo. Estamos ansiosos pra que vocês chutem nossos traseiros na SRL.”

– Equipe do Sandbox de Destiny.

O link do texto original está aqui.

Provavelmente teremos algo em Janeiro em relação a balanceamento de armas, algo que sempre divide a comunidade e causa embates ferrenhos sobre o novo meta.


Ano Que Vem Tem Mais?

A Bungie não terá mais boletins semanais em 2016. Eles avisaram que só voltam no ano que vem, mas sempre tem uma equipe lá pra ajudar os Guardiões que tiverem problemas. Sempre reportem no fórum de suporte pra ter ajuda mais rápido, talvez a resposta que você procura já esteja lá.

Já aqui na Vanguarda o trabalho não para. A Ikora sempre tem algo pra investigar, o Cayde está embrulhando presentes pra ajudar a Eva e o Zavala está, bem, ele está exibindo um cachecol estranho que ganhou da Eva…

Cada novidade ou fato relevante que sair sobre Destiny eu virei sempre informar vocês, afinal, é pra isso que a Vanguarda existe: Guiar os Guardiões pelo melhor caminho pra chegar até a Luz.

Fiquem firmes na sua Luz, Guardiões!

#TRUE